Jak 3 - Review


Game: Jak 3
Produtora: Naughty Dog / Sony Computer Entertainment
Ano: 2004
Gênero: Aventura, Plataforma
Classificação: 13 +
Plataforma: Playstation 2
Jogadores: 1




O sucesso de Crash Bandicoot no Playstation, certamente teve um sucessor a sua altura no Playstation 2. Também desenvolvido pela Naughty Dog, Jak and Daxter, o primeiro episódio da franquia, conquistou trazendo uma jogabilidade diversificada, um mundo ligeiramente aberto e personagens carismáticos. Mas o game ainda fazia um perfil mais infantil.


Em Jak 3 este aspecto infantil é notoriamente deixado de lado, trazendo um Jak mais maduro e desafiador. O game começa quando Jak e seu inseparável amigo Daxter, estão sendo exilados de Haven city, visto que seus poderes ligados ao Eco Negro são considerados uma aparente ameaça.










Eles são largados no deserto, onde, após caminhar horas sem água, desmaiam e são encontrados por Damas, o imperador da cidade de Spargus. Após se recuperarem, Damas diz que para viver em Spargus é preciso mostrar o seu valor como guerreiro, e ser útil em alguma coisa, assim começam suas primeiras missões.


O game inicia com uma espécie de treinamento, e ao longo do enredo, nota-se pequenas semelhanças com a mecânica de GTA. A cidade de Spargus e seus habitantes caminhando pelas “ruas”, veículos para andar livremente no imenso deserto, - um dos pontos mais divertidos do jogo - e missões e submissões para se fazer em locais distintos do mapa.


Existem diferentes veículos, cada um com seu tipo de arma, resistência ou velocidade, alguns são adquiridos com as missões principais, e outra grande parte, adquirindo os precursor eggs escondidos pelos cenários ou através das submissões, onde, com eles é possível “comprar” os veículos para serem usados quando bem entender.


São cerca de oito veículos para o deserto. Mas nem só com eles você irá se aventurar pelo jogo, outros tipos de transporte como os Leapers, espécies de "minidinossauros", são encontrados por Spargus para facilitar sua locomoção e exploração. Bem como o Jet Board capaz de flutuar na água, e outros veículos mais tecnológicos e aéreos encontrados em Haven City.










Outro aspecto que já vem desde o segundo episódio, é o uso de armas de fogo, que são adquiridas ao se cumprir as missões principais. São quatro tipos, onde em cada um existem três armas diferentes. Com seus visuais e poderes excêntricos, elas possuem tiros explosivos, elétricos, de longa e curta distância, teleguiados, e até atômicos, se podemos chamar assim...


Uma novidade é que além do poder Eco Negro de Jak com quatro habilidades diferentes, também existe o Eco da Luz, com mais quatro novas habilidades muito úteis para sua aventura, como cura, escudo, possibilidade de parar o tempo e voar por curtas distâncias.

A jogabilidade responde bem, mas o excesso de comandos pode atrapalhar em situações que exijam mais agilidade como ao se enfrentar um boss por exemplo.










Os gráficos aproveitaram bem a capacidade do PS2, com ambientes amplos, detalhados e com total ou parcial ausência de loadings! Ele altera entre o dia e a noite com o passar do tempo, o que na verdade não influência em nada além do visual... Quanto à trilha sonora, pode-se dizer que cumpre o seu papel, mas não chega a ser marcante.


O mais legal de Jak 3, sem dúvidas é saber que ele não é linear, existe certa liberdade para se explorar e vagar pelos cenários, com ou sem compromisso, podendo voltar para locais do inicio do game quando bem entender, e quando se tornar necessário, pois Spargus, Haven City e o deserto são cercados de segredos e sidequests.









Existem nada menos que 600 precursor eggs espalhados e escondidos para serem trocados por melhoria nos armamentos, novos veículos e até mesmo cheats. E mesmo após terminar o game é possível continuar se divertindo nos minigames tentando quebrar recordes, refazer missões ou andar sem rumo com os veículos.

Prós: Não é linear; Liberdade para explorar os cenários; Diversidade nas missões.

Contras: Os controles podem atrapalhar um pouco as jogatinas.

Gráficos: 9.0
Som: 7.5
Jogabilidade: 8.0
Diversão: 9.0

0 Response to "Jak 3 - Review"

Postar um comentário

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme